Por que processos de entrega falham? Descubra aqui!

Porque as entregas falham

Quando a logística opera dentro do esperado, a empresa reduz custos, conquista clientes e cria oportunidades de negócio. Por isso, todo esforço é válido para fazer os processos de armazenamento e transporte funcionam perfeitamente.

No entanto, as etapas estão sujeitas a falhas que podem comprometer a confiança e a fidelidade de seus consumidores. Quer aprender a otimizar seus processos de entrega e fugir dos erros? Continue a leitura e entenda mais!

1. Falta de integração entre departamentos

Para as empresas, alinhar toda a cadeia logística pode ser um desafio e tanto. As falhas na comunicação e os objetivos divergentes podem comprometer os setores comercias, de marketing e de transporte, por exemplo. Negligenciar a colaboração entre os departamentos prejudica as entregas e pode frustrar o cliente.

Todos os envolvidos na logística da companhia precisam compreender seu valor na cadeia de transportes e entender a importância de sua atividade. Se essas informações faltam aos colaboradores, eles gradativamente deixam de participar de forma ativa dos processos de entrega.

Para evitar essa falha, defina e comunique as funções da equipe e quais serviços serão dispensados aos clientes. Trocar dados é essencial para esclarecer as dificuldades existentes em cada etapa e traçar soluções para contorná-las.

2. Promessas não cumpridas

A falta de integração entre os setores da companhia pode provocar furos no processo de entrega, levando a empresa a não cumprir com as promessas feitas ao consumidor. Depois de fechar a compra, as expectativas do comprador se centram no recebimento da mercadoria.

Ele espera que seu produto chegue bem embalado, no prazo estipulado e com qualidade. Não cumprir com essas exigências abala a relação entre o consumidor e a marca.

3. Ausência de controle de estoque

Muitas vezes, a entrega falha não por conta do transporte, mas devido a transtornos nas etapas anteriores. Considerando que os produtos a serem distribuídos pela rede logística saem do inventário, é preciso tomar cuidado com esse setor.

Criar padrões de identificação e controlar as entradas e saídas são medidas que ajudam no manuseio dos estoques. Já o cuidado com as condições de armazenamento garante que as mercadorias chegarão ao consumidor dentro do padrão de qualidade contratado.

4. Altos custos operacionais

As tarefas operacionais, como a programação de despachos e o agendamento de entregas, podem demandar muito tempo dos colaboradores. A solução pode ser terceirizar parte da gestão desses processos. Além de poupar o tempo da sua equipe, que poderá se dedicar a outras atividades estratégicas, a terceirização permite a economia de recursos.

5. Desatenção aos gargalos

Algumas companhias falham na correção de seus gargalos operacionais porque, na verdade, não têm consciência de que eles existem. A eficiência das entregas, claro, fica comprometida se a empresa não é capaz de identificar e corrigir suas falhas. Os gestores tornam-se incapazes de gerenciar os riscos e as tomadas de decisão são afetadas.

A saída é ficar atento aos pontos fortes e fracos da cadeia logística, observando onde ocorre a maior incidência de falhas. A opinião dos clientes é de extrema importância nesse aspecto. Se sua empresa recebe muitas queixas de atraso nas entregas, por exemplo, é hora de rever o processo.

6. Ausência de automatização

Para evitar os gargalos e garantir que os processos de entrega sigam o planejado, a melhor solução é contar com a ajuda da tecnologia. Soluções como as plataformas dashboards são ideais para garantir o sucesso das entregas.

teuPedido é a ferramenta perfeita para o seu negócio: com ela, o gestor tem uma visão completa do ciclo das mercadorias que saem da empresa até o destino final.

Assim, a companhia garante eficiência operacional e o cliente é notificado em cada uma das etapas pelas quais o produto passa até chegar em suas mãos.

O software tem formato proativo, ou seja, monitora as mudanças de status durante a transação da mercadoria e notifica os envolvidos de forma automática. Com isso, evita-se inclusive que o consumidor saia de casa no momento da entrega.

Viu só por que os processos de entrega estão sujeitos a falhas? Para contornar os erros operacionais, conte com a parceria Everlog e Moveideias: entre em contato conosco agora mesmo e conheça as melhores ferramentas para garantir o sucesso na logística da sua empresa!

O post Por que processos de entrega falham? Descubra aqui! apareceu primeiro em Moveideias.

July 21, 2017 at 06:25PM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s