Mercado traz inovações para o acompanhamento das entregas: Como não ficar para trás?

automatizando processos logisticos

Para ter sucesso em qualquer ramo de atuação, é muito importante se diferenciar da concorrência, concorda? O mercado de logística e transporte está se reinventando e trazendo muitas novidades tecnológicas que vêm facilitando a vida de quem precisa controlar processos logísticos de forma efetiva. Grande parte das empresas do ramo já adotaram ferramentas que automatizam processos manuais e eliminam retrabalho, como os conhecidos TMSs (Transportation Management System ou Sistemas de Gerenciamento de Transporte). A grande sacada é que esses sistemas também vêm se reinventando e trazendo inovações que prometem (e cumprem) trazer cada vez mais facilidade e redução de custos para as empresas que os utilizam. Conheça as novidades do mercado para se destacar e não ficar para trás!

O que há de novo no mercado de logística?

Uma parte do processo que costuma trazer dores de cabeça a muitos gestores é o acompanhamento das entregas, não é? Não ter a informação em mãos quando se precisa dela pode causar muitos problemas que poderiam ser evitados com ações simples. Os controles paralelos em planilhas no Excel acabam dificultando a coleta de dados, que ficam “espalhados”, sem nenhuma centralização.

Para resolver esse problema, os TMS mais modernos possibilitam reunir todas as informações em um único sistema para gerar resultados em uma única base de dados. Isso significa que todos os envolvidos na operação (transportador, destinatário, embarcador e todos os setores interessados da empresa) terão acesso as informações em tempo real. Isso é possível graças a tecnologia de armazenamento em nuvem (ou in cloud).

Você pode estar se perguntando “mas o que realmente significa ter um sistema em nuvem?”. Antigamente, para fazer a gestão da logística era necessário instalar o sistema em seu computador, dispor de servidores, backup, etc, etc, etc, e só era possível acessá-lo no computador onde foi instalado (se o computador quebrar ou for roubado, esqueça…). Hoje, os sistemas mais atuais e eficientes não precisam ser instalados em seu computador. Esse sistemas funcionam mais como portais na internet [Conheça o Frete Brasil], que podem ser acessados de qualquer lugar, sem que precisem estar instalados em um máquina física. “Mas se não estão em um computador físico, para onde vão minhas informações?”. As informações são armazenadas em datacenters extremamente seguros, ou seja, não é preciso se preocupar com backups e outros gastos técnicos.

Por que “mais do mesmo” não está mais funcionando?

Não é de hoje que ouvimos que os clientes estão cada vez mais exigentes e essa é uma grande realidade a qual precisamos nos adaptar. Esse tipo de tecnologia que possibilita centralizar informações em uma única base, além de redução de custos, proporciona a satisfação e fidelização de seus clientes. Coloque-se no lugar de seu clientes por um minuto e imagine que você quer saber onde está a sua mercadoria, se já está a caminho, se houve algum problema que causará atrasos, etc. Imagine como é desgastante ligar solicitando essas informações e não ter nenhum retorno, ou ter um retorno muito demorado e com informações imprecisas. No nosso mercado atual, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de perder clientes por bobagens, certo? E de uma coisa você pode estar certo, se sua empresa não está inovando, o seu concorrente está, e será para ele que um cliente insatisfeito ou que não vê nenhum diferencial em serviços irá correr.

Uma grande sacada desses portais que integram as informações da logística é a possibilidade de disponibilizar um acesso ao seu cliente para que ele possa visualizar facilmente e a qualquer momento o andamento das suas entregas e todas as ocorrências vinculadas a sua nota fiscal. Além de trazer comodidade ao seu cliente, isso proporciona diminuir custos com infraestrutura de atendimento.

 Como usar da tecnologia a seu favor

Talvez você pense “mas eu já conheço esse tipo de rastreamento, onde está a novidade?”. Realmente, algumas empresas já utilizam ferramentas parecidas, mas a grande dica para realmente reduzir custos e otimizar os resultados é centralizar todas essas informações em um único sistema, ao invés de criar um processo Frankenstein, com vários sistemas que controlam partes diferentes da logística. O ideal é ter uma única plataforma que possibilite acompanhar suas entregas, conferir e auditar seus fretes, fazer orçamentos e gerar gráficos e relatórios para medir sua performance e de seus parceiros, além de integrar as informações com os setores interessados pela logística, como o financeiro, fiscal e comercial, por exemplo. Ter todas as informações em uma única base de dados também facilita acompanhar os resultados e analisar os indicadores de forma mais efetiva. Além de facilitar que a informação chegue até quem precisa dela, o investimento em um único sistema que englobe todas essas funcionalidades é muito menor do que investir em vários sistemas para alcançar esse mesmo objetivo.

Faça as contas e analise o custo-benefício dessas inovações para sua empresa.

Fonte: Active Corp

Anúncios

2 comentários sobre “Mercado traz inovações para o acompanhamento das entregas: Como não ficar para trás?

  1. Pingback: Logística eficiente traz bons resultados financeiros | Blog

  2. Pingback: Acompanhamento de entregas: Como isso otimiza sua logística? | Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s